A cruz da farmácia é o símbolo universal e reconhecível dos estabelecimentos de farmácia. É graças a ela que todas as pessoas reconhecem o nosso negócio e a sua localização. Mas, além disso, a cruz da farmácia é uma obrigação que deve ser cumprida, de forma a respeitar as normas exigidas por lei.
Muitas vezes, as cruzes de farmácia tornam-se um objeto totalmente esquecido. Muitas estão em más condições, sujas, com LEDs queimadas, mal programadas, etc. Todos estes fatores dizem muito sobre o farmacêutico e a sua farmácia, já que a cruz de farmácia é a imagem principal do nosso estabelecimento.
Devemos estar cientes de que a cruz da nossa farmácia nos oferece muitas possibilidades de visibilidade e comunicação com os nossos clientes, tornando-se, assim, uma ferramenta de marketing que nos oferece uma comunicação direta com os transeuntes.
Como tirar proveito da minha cruz de farmácia?
Comunique datas específicas: Pode informar sobre os dias nacionais ou internacionais relacionados à saúde, como o Dia do Cancro, o Dia da Mãe, entre outros.
Eventos: Pode comunicar os eventos que a farmácia organiza ou os eventos em que a farmácia participa. Por exemplo: conferências, workshops, cursos, etc.
Serviços especiais: Pode comunicar os serviços especiais oferecidos pela farmácia ou especialidades da mesma. Isto irá diferenciá-lo da concorrência, acrescentando valor à sua farmácia.
Promoções: A cruz da farmácia passa a ser um reforço para as promoções que estão na vitrine da sua farmácia. A atenção dos transeuntes é absorvida pela cruz que, ao olhar pela janela, poderão ver as informações da promoção completa.
Aconselhamento farmacêutico: Aproveite a cruz para dar conselhos farmacêuticos. Pode fazer isso através de frases curtas, com impacto, que juntamente com a restante comunicação da cruz cria a necessidade do cliente entrar na sua farmácia.
Se está a pensar em promover produtos, dar conselhos, etc. através da cruz da sua farmácia, em primeiro lugar, consulte a Lei de Regulamentação Farmacêutica da sua comunidade autónoma. Nela poderá confirmar o que pode e o que não pode promover na sua cruz.
Fonte: Expofarm, 9 de novembro 2021