Como funciona uma farmácia robotizada?

Uma farmácia robotizada assume a gestão logística da dispensação e armazenamento do medicamento. em toda a sua cadeia de valor. O que significa que o robot da farmácia é responsável por todo o gerenciamento do medicamento.

Quando o camião do fornecedor chega, o mecanismo começa a carregar as prateleiras da farmácia com o pedido feito. Como? Graças ao facto de que cada caixa de medicamentos passa por várias câmaras, permitindo ao robot lê-los e classificá-los por marca, tipo e / ou prazo de validade, arrumando-os nas suas prateleiras seguindo o princípio “Primeiro a entrar, primeiro a sair”.

E onde cai o medicamento que o farmacêutico encomendou pelo computador? O robot da farmácia faz com que o remédio caia ao lado de quem o dispensa, o que permite dar uma imagem modernizada e mais humana da farmácia.

O robot de farmácia dá, ao farmacêutico, mais tempo para interagir com o cliente, seja em benefício de uma consulta específica, seja na oportunidade de lhe oferecer novos artigos.

Geração de dados, outra grande vantagem

O robot de farmácia gera uma grande quantidade de dados sobre o que é vendido, em que horários, entre outras informações. Estas podem ser de grande importância para o farmacêutico, para saber qual medicamento vende mais, quando vende mais, se é sazonal, etc. permitindo fazer um melhor controlo dos stocks da farmácia.

Fonte: Expofarm, 9 de novembro de 2021

Gostou do que leu? Partilhe com a sua rede de profissionais!